Cabeçalho ONG MAE

Bandeira com logo ONG MAE Conhecer, Preservar. Meio Ambiente equilibrado.

QUEM SOMOS, A QUE VIEMOS


Se o meio ambiente em Londrina tem cara, a Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE) tem os traços da Cidade. A entidade ambientalista foi fundada em 20 de setembro de 2001, por estagiários do Ministério Público do Meio Ambiente de Londrina que atuaram na investigação do maior derramamento de óleo em rios da cidade, no Ribeirão Lindóia, provocado por empresas de armazenagem de combustíveis na zona norte.

Hoje, agrega cidadãos, entre advogados, geógrafos, biólogos, jornalistas, universitários, empiristas, técnicos e colaboradores diversos. Diante dos enfrentamentos, sobretudo no âmbito da Justiça, é referência em questões urbano-ambientais na região.

Atualmente, o principal projeto da Ong MAE é o Programa Londrina Verde, iniciativa local de suporte a agricultores e pequenos produtores rurais que se interessam em preservar e plantar matas ciliares nas propriedades.

Dos debates e exposições públicas sobre meio ambiente, às denúncias de crimes ambientais, defesa do patrimônio urbano-ambiental, como as praças e áreas verdes, aos projetos de pesquisa e conservação, a Ong MAE estende cada vez mais os ramos de atuação sobre Londrina, cidade em que o meio ambiente deve ser a base da gestão.

Os integrantes da MAE atuam em convênios com as universidades públicas e privadas de Londrina, órgãos de meio ambiente e sobretudo com a população, em iniciativas conjuntas ou próprias em projetos de educação e recuperação.

Com o tempo, o grupo acumulou conhecimento jurídico, científico e documental sobre as principais questões da Cidade. Os membros participam de conferências locais, regionais, nacionais e internacionais, com a publicação de artigos e execução de ideias, baseadas em conceitos globais. De forma permanente, a Ong é aberta à participação multidisciplinar, colaborativa e democrática.